“Operadora de telefonia investe em energia solar em Minas Gerais.”

A operadora Oi fez uma parceria para procurar áreas para a criação de fazendas solares que serão feitas para gerar eletricidade nos municípios de Janaúba e Capitão Enéas, no norte de Minas Gerais. A geração de energia será compensada pela operadora nas contas de energia de suas unidades de consumo.

Até o momento serão duas fazendas com potência de 5 MWp cada, além disso, terão capacidade de gerar 1,7 GWh/mês. Essa quantidade de energia é equivalente ao consumo mensal de aproximadamente 10 mil residências. Toda a energia produzida pelas fazendas será injetada na rede de distribuição de energia local e utilizada para abater do consumo de energia de cerca de 3 mil unidades da Oi no estado, entre prédios, estações e outros imóveis. O projeto entra em operação em novembro de 2018.

O novo investimento em fazendas de energia solar faz parte de um plano de eficiência energética inaugurado pela Oi no ano de 2015. A empresa de telefonia há algum tempo vem aumentando o consumo de energia limpa, proveniente de fontes renováveis, e vendida a preços mais baratos do que as de fontes comuns. Entre 2015 a 2017, a participação da energia limpa no consumo global da operadora passou de 15,8% para 22,4%. O resultado, para a Oi, foi uma economia de R$ 128 milhões.

A escolha de Minas Gerais foi principalmente pelas condições de irradiação solar, que são bem favoráveis, fator que favorece a implantação das fazendas solares. A companhia Oi também comunicou que o investimento nas fazendas de energia solar é uma ação voltada para o aumento do consumo de energia limpa.

Os altos índices de radiação solar presentes no território mineiro são semelhantes aos apresentados no nordeste brasileiro. O enorme potencial para a geração de energia fotovoltaica está começando a ser explorado e utilizado. Neste cenário, indústrias e empresas começam a investir e utilizar os sistemas fotovoltaicos. A meta da Oi é chegar a economia de R$ 428 milhões até 2019, quando o percentual de energia limpa será de 42,5%.

Fonte: Portal Solar

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *